Parque Nacional da Serra da Bodoquena completa 21 anos nesta terça

Conheça mais o trabalho da Fundação e a luta pela conservação do Parque.

21/09/2021 · Noticias

Nesta terça (21), o Parque Nacional da Serra da Bodoquena completa 21 anos!

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena (PNSB) possui 76.481 hectares e guarda uma expressiva riqueza biológica, concentrado nos municípios de Bonito, Bodoquena e Jardim. Seu relevo acidentado sobre rochas carbonáticas desenha colinas, sumidouros, ressurgências, cavernas e abismos. Tudo isso em meio a vegetação arbórea densa, onde convivem mais de 170 espécies diferentes de árvores. Deste total, pelo menos 137 são típicas da Mata Atlântica, sendo que 12 são endêmicas do bioma. Vivem aí araras, gaviões, raposas, lobinhos, jaguatiricas, pacas, capivaras, cutias, queixadas e catetos, entre tantas outras espécies, inclusive ameaçadas de extinção, como onças-pardas, onças-pintadas, lobos-guará e antas.

Você sabia? Uma das primeiras lutas da Fundação Neotrópica do Brasil foi pela criação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, estabelecido em 21 de setembro de 2000.

A Fundação participou da Elaboração e Implementação do Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

De 2000 pra cá, seguimos juntos na luta pela conservação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, apoiando e sendo apoiados por outras organizações e entidades a favor da preservação do meio ambiente.

Desde então, todos os projetos desenvolvidos pela Fundação tem o objetivo da conservação do Parque, fortalecendo as políticas públicas, reduzindo as ameaças externas através de ações de educação, fiscalização e capacitação para atividades econômicas de baixo impacto. Também são realizados diálogos e reuniões com toda a comunidade, incluindo moradores de assentamentos rurais, proprietários rurais, empresários do setor de ecoturismo, guias, entre outros, assim como parcerias estabelecidas com a Polícia Ambiental, ICMBio, órgãos estaduais de proteção ambiental e assistência técnica rural, ONGs locais, prefeituras e universidades.

O Projeto Observatório da Serra da Bodoquena, realizado pela Fundação Neotrópica, tem como finalidade a formação de uma rede integrada entre pesquisadores de universidades e centros de pesquisa, demais entidades ligadas ao meio ambiente da sociedade civil, órgãos de fiscalização e controle ambiental que atuam no planalto da Bodoquena. O projeto conta com o apoio da Fundação O Grupo Boticário.