Fundação Neotrópica do Brasil realiza apresentação on-line do Relatório Técnico Preliminar sobre a ocorrência de turvamento das águas do Rio Formoso em abril de 2021

Evento on-line é destinado a todos os pesquisadores, gestores públicos e sociedade civil de Mato Grosso do Sul.

Por Fundação
14/06/2021 · Noticias

Na próxima sexta-feira, dia 18 de junho de 2021, a Fundação Neotrópica do Brasil (FNB), organização não governamental sem fins lucrativos, realiza a apresentação do Relatório Técnico Preliminar sobre “Reconhecimento dos Pontos de Turvamento na Bacia Cênica do Rio Formoso”. A apresentação acontecerá de maneira remota (on-line), destinado para todos os pesquisadores, gestores públicos e sociedade civil de Mato Grosso do Sul.

Considerando as características dos Rios Cênicos do Planalto da Bodoquena, o registro de turvamento das águas do Rio Formoso (observado no dia 21 de abril de 2021) causou comoção entre os cidadãos bonitenses, principalmente devido à ausência de chuvas nos dias anteriores ao evento.

Logo, a Fundação Neotrópica do Brasil em parceria com o Grupo Unidos da Serra da Bodoquena realizou uma investigação para avaliar a extensão do turvamento no Rio Formoso e encontrar a origem do material particulado causador da alteração.

Para isso, foi realizado um levantamento de imagens aéreas feitas por satélite e com uso de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) ao longo do curso do Rio Formoso nas áreas à jusante e à montante da região onde ocorreu o turvamento, a análise de variáveis físico-químicas da água com uso de sonda multiparâmetros em três pontos no Rio Formoso, dois pontos à jusante
da região onde ocorreu o turvamento e um ponto à montante, na data que foi registrado o turvamento, e uma visita in loco.

Desse modo, foi possível desenvolver um relatório técnico preliminar sobre a ocorrência que registrou a alteração de turbidez do Rio Formoso em 21 de abril de 2021.

A Fundação Neotrópica do Brasil realiza a apresentação pública do relatório, com o objetivo de promover a divulgação de pesquisas científicas elaboradas na região, bem como as trocas de conhecimento entre sociedade civil e diversos atores envolvidos na conservação ambiental.

Para participar é fácil, clique aqui e tenha acesso ao link da chamada de vídeo agendada a partir das 14h (MS).

O Relatório Técnico Preliminar de “Reconhecimento dos Pontos de Turvamento na Bacia Cênica do Rio Formoso” é uma atividade do Projeto Observatório Serra da Bodoquena – Ampliando as ações de conservação e políticas ambientais no planalto da Bodoquena, com o incentivo e apoio da Fundação Grupo Boticário, Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul – Comarca de Bonito e a execução da Fundação Neotrópica do Brasil.