Resultados COMDEMAs

Confira os resultados do projeto COMDEMAs.

26/08/2021 · Noticias

Neste mês de julho, foi realizado o Ciclo de Encerramento do Projeto COMDEMAs - Projeto “União de Conselhos Municipais de Meio Ambiente (COMDEMA): mobilizando atores do corredor Miranda-Bodoquena”. Apresentaremos os principais resultados do projeto e o impacto dele para os Conselhos de Mato Grosso do Sul.

Apesar de algumas atividades terem sido prejudicadas pela situação de pandemia da Covid-19, foram propostas e desenvolvidas capacitações e oficinas para os Conselhos Municipais de Meio Ambiente, com enfoque em diversas temáticas relacionadas à conservação e gestão ambiental.

Em parceria com o Centro de Trabalhos Indígenas (CTI), os representantes do Conselho Terena de Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti e Miranda receberam seis oficinas ministradas pela técnica de mobilização social da Fundação Neotrópica.

No município de Miranda, a Fundação Neotrópica juntamente com os integrantes do COMDEMA discutiu por meio de uma Câmara Técnica a proposição de leis municipais: Política Municipal de Meio Ambiente e o Sistema de Licenciamento Ambiental Municipal.

O projeto também resultou na criação de três RPPNs federais, totalizando 2.215 hectares de áreas protegidas a mais no bioma cerrado. Além disso, o projeto auxiliou no processo de criação do Conselho Gestor da Reserva Biológica Marechal Cândido Rondon, em Miranda. Tais atividades fazem parte das metas de criação e apoio na gestão das Unidades de Conservação dos municípios.

Os eventos realizados pelo COMDEMAs foram: 1° Encontro de COMDEMAs do Corredor Miranda-Bodoquena, 2° Encontro de COMDEMAs do Corredor Miranda-Bodoquena, I Capacitação de Gestores Públicos de Mato Grosso do Sul, 1° Concurso fotográfico: Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, além da distribuição de materiais informativos impressos do projeto COMDEMAs.