Recuperação de Áreas Degradadas na Reserva Biológica Marechal Cândido Mariano Rondon e Formação de Brigadas Comunitárias – Miranda, MS
Onde?
Reserva Biológica Marechal Cândido Mariano Rondon, Miranda (MS). Unidade de conservação de Proteção Integral com 868,50 hectares.
O que faremos?
Realizar o plantio de 10 mil mudas nos limites da unidade de conservação e auxiliar na formação de brigadas comunitárias para combate aos incêndios florestais durante o período crítico na região.
Atividades previstas
- Identificar e demarcar as áreas antropizadas aptas para a restauração;
- Mobilizar as comunidades localizadas no entorno da área trabalhada, de modo que essa possa ser capaz de contribuir para o processo de recuperação das áreas degradadas da U.C. a curto e longo prazo;
- Efetivar a recuperação das áreas degradas localizadas dentro da U.C.;
- Acompanhar o processo de recuperação das áreas trabalhadas através dos diferentes métodos empregados;
- Fornecer materiais, EPIs e equipamentos para o combate a incêndios florestais.
- Reconhecer as principais causas do uso do fogo na região, elaborar um plano de manejo integrado do fogo e conscientizar as comunidades adjacentes à Reserva Biológica Candido Mariano Rondon.
- Monitorar os alertas de incêndio em plataformas de análise geoespaciais;
- Promover a rápida resposta a incêndios na região de atuação do projeto.
Apoio:
GEF Terrestre, Fundo Nacional para a Biodiversidade (FUNBIO), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ministério de Meio Ambiente e Governo Federal.