31 Anos Fundação Neotrópica do Brasil - RPPN Rancho do Tucano

Por Jéssica Prestes - Fundação Neotrópica do Brasil
07/08/2024 · Noticias

Neste sábado (3) a Fundação Neotrópica do Brasil realizou uma atividade de observação de aves na trilha ecológica da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Rancho do Tucano. A passarinhada contou com a participação de alunos e colaboradores do Projeto Sociocultural Garoto Cidadão, além de integrantes do Clube de Observadores de Aves (COA) de Bonito MS. A atividade, em comemoração aos 31 anos da FNB, teve o intuito de proporcionar aos jovens o contato mais próximo com a fauna e a flora local.

Ações práticas de educação ambiental com crianças e adolescentes podem promover reflexão sobre como interagir ativamente nos processos de preservação e conservação do meio ambiente. Sendo assim, é importante que, cada vez mais, os jovens sejam incluídos em atividades de âmbito ambiental, pois além de proporcionar uma experiência de lazer, também podemos desenvolver um pensamento sustentável e auxiliar na criação de ideias inovadoras voltadas à preservação.

Na observação foram avistadas 45 espécies da avifauna e uma espécie de mastofauna. O auxílio de profissionais que trabalham diretamente com essas observações nos ajudaram a explicar a importância ecológica de cada organismo para a natureza. Além disso, proporcionar às crianças a oportunidade de visitar uma RPPN  incrivelmente preservada às margens do Rio Formoso e rico em biodiversidade é uma ação que a Fundação Neotrópica do Brasil pretende continuar fazendo, pois é fundamental que organizações e coletivos conscientizem os mais novos para um futuro ambiental com maior preservação e cuidado.

Finalizamos com um agradecimento ao Marco Ortiz, proprietário da RPPN Rancho do Tucano, que faz um trabalho excepcional de conservação, além de nos ter recebido com entusiasmo e estar a disposição para repassar um pouco do seu conhecimento para os visitantes. Agradecemos também aos colaboradores do Garoto Cidadão por aceitar o convite e ao apoio dos guias de observação de aves, Alex Castilho e Lucas Yanai.

Confira a Lista de Espécies avistadas na RPPN Rancho do Tucano.