27 DE MAIO - DIA NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA

27/05/2020 · Noticias

27 de maio - Dia da Mata Atlântica
Considerado um dos cinco “hotspots” de biodiversidade mais importantes da Terra, a Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do Brasil. Dos 12% que restam de seu território original, menos de 2% está protegido por Unidades de Conservação (UC) de proteção integral.
🌿
Em Mato Grosso do Sul, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena (PNSBd) foi criado no ano 2000, com o objetivo de preservar um dos maiores fragmentos de Mata Atlântica de interior do país e toda sua rica biodiversidade.
🌿
O Parque abriga cerca de 50 espécies de mamíferos, 400 de aves, 25 de répteis, 38 de anfíbios, sem contar os inúmeros peixes e invertebrados. Muitas dessas espécies são consideradas vulneráveis, ameaçadas, raras ou endêmicas.
🌿
Mesmo com toda sua reconhecida importância O PARQUE DA BODOQUENA ESTÁ AMEAÇADO DE EXTINÇÃO!!!!
🌿
Em Julho de 2019 uma liminar da Justiça Federal de Campo Grande anulou o decreto que criou o PNSBd. Com a decisão, o tamanho da área de preservação integral, a única do estado, teve uma redução drástica de 80% da área original - de 76.481 hecatres passoupara 14.072 hectares.
🌿
Em setembro de 2019 o Parque teve uma grande vitória, quando o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) cassou a liminar de caducidade do decreto e o Parque voltou a ter 100% de seu território protegido.
🌿
Apesar da vitória a batalha ainda não está ganha, cabia recurso, o processo ainda corre, e o julgamento será no mês de julho de 2020. O PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BODOQUENA E A MATA ATLÂNTICA AINDA CORREM GRANDE PERIGO. É preciso nos manter atentos, monitorar e recuperar nossas florestas, incentivar a criação de mais unidades de conservação, proteger as já existentes, e, fortalecer a legislação que protege a nossa #MataAtlântica, já bastante ameaçada.
🌿
Apoie a campanha em defesa do Parque da Bodoquena. Assine a petição #PorNenhumPorcentoAMenos e compartilhe com todo mundo que você conhece. Vamos juntos salvar a Mata Atlântica!