FNB e Prefeitura Municipal de Bonito/MS discutem estratégias conjuntas para conservação ambiental do município

Em reunião, FNB apresenta dados ambientais de Projetos para auxiliar a Prefeitura Municipal nas estratégias da gestão ambiental

Por Fundação
20/01/2021 · Noticias

Na segunda-feira (18), integrantes da Fundação Neotrópica do Brasil (FNB), organização não governamental sem fins lucrativos, foram recebidos na Prefeitura Municipal de Bonito/MS para apresentar dados ambientais de projetos com o objetivo de auxiliar nas ações de conservação dos recursos naturais do município.

A reunião teve a participação do Prefeito Josmail Rodrigues, da Secretária de Meio Ambiente Ana Cristina Trevelin, do Superintendente Executivo da FNB Rodolfo Portela e também dos Gestores Ambientais da FNB, Fernanda Cano e Fernando de Almeida, e foram debatidas estratégias para conscientização e preservação do meio ambiente, além de alternativas de incentivo por meio de projetos de desenvolvimento de novas metodologias de conservação.

Na ocasião, foram apresentados dados e informações dos projetos NuGeo-Bonito, Observ’Água, Observatório Serra da Bodoquena, União de COMDEMAs Pró-Cerrado e Reservas Privadas do Cerrado, iniciativas desenvolvidas pela FNB em parceria com órgãos públicos e organizações privadas, que visam auxiliar na conservação dos recursos naturais, da biodiversidade nos biomas do Cerrado e Mata Atlântica, e no monitoramento e integridade hídrica de vários municípios, como o de Bonito.

Para o Prefeito Josmail Rodrigues, a gestão ambiental é fundamental para garantir maior qualidade de vida dos cidadãos e a integridade dos recursos naturais do município, “conservar o meio ambiente é o objetivo de todos”. Logo, a união entre os poderes e a sociedade civil é necessária para desenvolver estratégias e práticas conjuntas em prol da conservação do meio ambiente.

Secretária de Meio Ambiente de Bonito/MS, Ana Cristina Trevelin, fala sobre a parceria com FNB em prol da conservação ambiental do município. (clique na imagem para visualizar o vídeo)

Segundo o Conselho Municipal de Turismo de Bonito (Comtur), o turismo local representa mais de 56% da mão-de-obra do município e anualmente movimenta cerca de R$ 300 milhões na cidade, sendo uma das referências nacionais e internacionais do ecoturismo.

Para auxiliar na conservação ambiental de Bonito, a Fundação Neotrópica do Brasil (FNB) permite a consulta (online e gratuita) de dados ambientais georreferenciados de seus projetos que visam o monitoramento e preservação do território local, além da participação espontânea para implementação e o manejo adequado de unidades de conservação e outras áreas naturais relevantes, auxílio na elaboração de políticas públicas ambientais de incentivo e capacitações de agentes públicos.

Clique aqui e conheça mais sobre os projetos e o trabalho de conservação ambiental que a organização desenvolve há 27 anos.