RPPN é criada próxima de área prioritária de conservação ambiental

Área prioritária de 211 hectares fica próxima ao corredor de biodiversidade Emas-Taquari.

Por Letícia Ávila - Fundação Neotrópica do Brasil
09/09/2021 · Noticias

Com 211 hectares, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Arival Antônio Zardo foi criada próxima de uma área prioritária de conservação, considerada "Extremamente Alta", no corredor de biodiversidade Emas-Taquari.  

A área fica localizada no município de Chapadão do Sul e a criação foi anunciada por meio da Portaria nº 540, de 01 de setembro de 2021, publicada no Diário Oficial da União nº 170, seção 01, página 157, de 8 de setembro. 

A RPPN foi criada voluntariamente pelas proprietárias rurais Maria Otília Zardo e Lívia Zardo Lovato, com o apoio técnico da Fundação Neotrópica do Brasil, por meio do Projeto @reservasdocerrado. 

A Fundação Neotrópica do Brasil é uma das consultoras do projeto Reservas Privadas do Cerrado, executado pela Fundação Pró-Natureza - Funatura, com recursos do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos - #CEPF e apoio do Instituto Internacional de Educação do Brasil - @iieboficial.

A Fundação Neotrópica do Brasil envia agradecimentos às proprietárias pela iniciativa e à Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul. 

Atuando a partir de várias frentes, uma das atividades da Fundação Neotrópica é a criação de áreas protegidas, locais de preservação ambiental. Mais de 70 mil hectares já foram enquadrados, como as RPPN’s (Reserva Particular do Patrimônio Natural) e o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, criado em 2000.