Gosta de aves? Big Day de Observação de Aves será neste sábado (9), saiba como participar

07/10/2021 · Noticias

Neste sábado (9), será realizada a segunda edição do Big Day de Observação de Aves - 2021, um evento de ciência cidadã em que milhares de observadores de aves de todo o mundo participam.

O objetivo é contribuir para a geração de informações que auxiliarão na pesquisa sobre as dinâmicas populacionais das espécies. A equipe técnica da Fundação Neotrópica do Brasil participará na catalogação de uma lista de espécies das aves de Bonito.

O técnico da Fundação Neotrópica do Brasil, Dr. em Ecologia e Conservação Guilherme Dalponti, enfatiza Bonito como um importante destino para os observadores de aves. "Temos uma grande diversidade de espécies que podem ser encontradas mesmo na cidade, como as araras, tucanos, arancuãs e surucuás".

Você sabia? A ave símbolo de bonito, o udu-de-coroa-azul pode ser encontrada em matas ciliares inclusive nos córregos urbanos.

Como participar? Qualquer um pode participar. Basta observar aves no local mais próximo de sua casa. Você pode utilizar o aplicativo E-bird, para encontrar informações sobre como identificar as espécies de aves e elaborar uma lista. Os observadores de aves inserem quando, onde e como eles passarinharam, e então preenchem uma lista de todas as aves vistas e ouvidas durante a saída.

O aplicativo grátis do eBird permite a coleta de dados offline de qualquer lugar do mundo, e o site oferece diversas maneiras de explorar e sumarizar seus dados e outras observações da comunidade global do eBird. O link para o aplicativo está disponível: https://ebird.org/brasil/about