Dia 12 de novembro - Dia do Pantanal

Mas você sabe de onde a data surgiu?

12/11/2021 · Noticias

Dia 12 de novembro é considerado o Dia do Pantanal.

Mas você sabe de onde a data surgiu? A data foi instituída pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e também por uma lei estadual do Mato Grosso do Sul, em homenagem ao ambientalista Francisco Anselmo de Barros, que morreu em 2005, após atear fogo ao próprio corpo em protesto para a defesa do bioma.

Com o título de maior planície alagada do mundo e Reserva da Biosfera ratificada pela Unesco, o Pantanal se estende por Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bolívia e Paraguai e é rico em paisagens cênicas e possui alta biodiversidade (ICMBio).

Com uma área aproximada de 210 mil km² no Brasil, o ecossistema mantém cerca de 80% da sua cobertura vegetal nativa, abrigando cerca de 3,5 mil espécies de plantas, 124 espécies de mamíferos, 463 espécies de aves e 325 espécies de peixes.

A Fundação Neotrópica do Brasil trabalha, desde 1993, com a conservação da natureza em Bonito e região. Trabalhamos pela preservação dos três biomas presentes em Mato Grosso do Sul: Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal. A foto do post é do Projeto de Monitoramento do Rio Salobra, na parte do Pantanal em Miranda.