Tráfego reduzido não significa redução de colisões entre veículos e animais

Estudo recém-publicado mostrou que expectativa da redução do número de colisões pode estar equivocada.

16/11/2021 · Noticias

Com início da pandemia e as pessoas permanecendo mais tempo em casa, vimos o tráfego de veículos diminuir nas estradas.

Será que isso traria redução na diminuição do número de colisões entre veículos e animais silvestres?

Um estudo recém-publicado mostrou que nossa expectativa da redução do número de colisões pode estar equivocada – pelo menos para os Estados Unidos, onde o estudo foi desenvolvido.

Os autores analisaram o volume do tráfego e o número de colisões veículos-animais reportados em relação ao mesmo período no ano anterior à pandemia.

Os resultados encontrados mostraram uma redução no volume de tráfego durante os meses iniciais da pandemia. Entretanto, o número absoluto de colisões veículos-animais quase não mudou no mesmo período.

Isso resultou em um aumento de 8% na taxa de colisões, chegando a 27% em um dos meses para o país todo. Independentemente se a explicação do aumento das taxas de colisões deve-se à mudança no comportamento animal ou humano, devemos sempre lembrar que as estradas ocupam locais que originalmente eram habitat dos animais silvestres e que, atualmente, causam diversos impactos negativos a eles.

Por isso, é nosso dever tentar reduzir o impacto tanto para fauna quanto no ambiente.

Neste sentido, o projeto #BonitoNãoAtropela vem trabalhando e avançando na implementação de medidas que reduzem as colisões de veículos com a fauna na região de Bonito e no estado do Mato Grosso do Sul.

Para saber mais sobre esse projeto, siga nossa #BonitoNãoAtropela e acompanhe nossas redes sociais.

@viafauna
@amparasilvestre