É instituído o Sistema de Comando Interno da Brigada Cândido Mariano em Miranda, MS

Fica definida a Cadeia de Comando da Brigada Cândido Mariano para atuar no combate aos incêndios florestais na região.

Por Fernando Almeida - Fundação Neotrópica do Brasil
06/10/2022 · Noticias

Para complementar a formação da Brigada de Incêndios Cândido Mariano, a Fundação Neotropica do Brasil realizou no dia 23 de setembro de 2022, o encontro com os brigadistas, no espaço da Associação Rural Vale do Rio Miranda contando com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Miranda. Na ocasião foram entregues os certificados de conclusão dos cursos aplicados pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e pelo IBAMA/PREVFOGO, desta forma, toda a equipe está apta e certificada a desenvolver atividades de queima controlada e combate à incêndios florestais. Também foi entregue em conjunto a camiseta de identificação da Brigada Cândido Mariano.

Por fim, foi apresentado e discutido o SCI – Sistema de Comando Interno, com o intuito de reforçar os conceitos da cadeia de comando para os brigadistas e as atribuições de cada função estabelecida. Podendo assim definir e nomear os esquadrões e seus respectivos chefes, o chefe da brigada e o gerente da brigada. Seguindo todas as recomendações do SCI de forma que a equipe se mantenha organizada, com respostas rápidas aos chamados e seja eficiente no combate aos incêndios florestais.

As atividades desenvolvidas fazem parte do projeto "Recuperação de Áreas Degradadas na Reserva Biológica Marechal Cândido Mariano Rondon e Formação de Brigadas Comunitárias, Miranda - MS" a qual recebe apoio financeiro do Projeto GEF Terrestre - Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal, é coordenado pelo Ministério de Meio Ambiente (MMA) e financiado com recursos de doação do Fundo Global para o Meio Ambiente. Tem o Banco Interamericano de Desenvolvimento como agência implementadora além do Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO) como agência executora.