Fundação Neotrópica do Brasil equipa brigada de incêndios em Miranda-MS.

1° Workshop de manejo integrado do fogo

Por Fundação
12/08/2022 · Noticias

Dando continuidade às atividades da formação da brigada de combate a incêndios florestais Reserva Biológica Municipal Marechal Cândido Mariano Rondon, foi realizado no dia 11 de agosto de 2022 o 1° Workshop de manejo integrado do fogo na Câmara Municipal de Miranda, em parceria com a Prefeitura Municipal de Miranda, Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) e PrevFogo/IBAMA.

Os objetivos do evento foram:

Entrega de materiais - equipamentos de combate, equipamentos de proteção individual contêiner de armazenamento à Prefeitura de Miranda¹

Entrega de uniformes a 20 brigadistas formados no curso de formação de brigadas de combate a incêndios florestais realizado entre 20 a 24 de junho de 2022.

Palestra sobre a ecologia do fogo, ministrada pelo Msc. Alexandre de Matos Martins Pereira (coordenador do Prevfogo MS/IBAMA e doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação/ Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Identificação das principais formas de uso do fogo e percepção da comunidade do entorno da REBIO Cândido Mariano Rondon acerca do Manejo Integrado do Fogo, através da aplicação de questionário e mesa redonda.

Além da formação da brigada voluntária, o projeto da FNB prevê atividades de recuperação de áreas degradadas, capacitação e sensibilização da comunidade em Miranda, com o intuito de fortalecer a cadeia produtiva de restauração e implementação de medidas de prevenção e combate aos incêndios florestais, que têm se agravado nos últimos anos na região.

A aquisição de equipamentos e as atividades desenvolvidas fazem parte do projeto "Recuperação de Áreas Degradadas na Reserva Biológica Marechal Cândido Mariano Rondon e Formação de Brigadas Comunitárias, Miranda - MS" a qual recebe apoio financeiro do Projeto GEF Terrestre - Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal, é coordenado pelo Ministério de Meio Ambiente (MMA) e financiado com recursos de doação do Fundo Global para o Meio Ambiente. Tem o Banco Interamericano de Desenvolvimento como agência implementadora além do Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO) como agência executora.

¹lista de equipamentos de combate a incêndios entregue à prefeitura de Miranda

(1 un.) Container aço galvanizado (medidas externas: 2,00 P x 2,90m L x 2,15m A / medidas internas: 1,90 m P x 2,84m L x 2,00m A) com placas de identidade visual 

(2 un.) Bomba costal anti-incêndio 20L Guarany

(2 un.) Abafador com cabo e lona 12 furos Guarany

(2 un.) Soprador Stihl modelo BR 800

(2 un.) Roçadeira Husqvarna modelo 143R-II

(15 un.) Óculos de segurança anti-embaçante Honeywell

(15 un.) Cantil Térmico 600ml Alladin Azul

(15 un.) Cinto tático Invictus cor preta

(15 un.) Lanterna de cabeça recarregável Led Headlight

(15 un.) Capacete de segurança com aba frontal amarelo

(5 un.) Luva de raspa simples

(10 un.) Luva de proteção Weld Smart Volk Cano Médio até 500°

(15 un.) Bainha de couro desmontável para facão Wenzel 16 polegadas

(15 un.) Facão Wenzel 16 polegadas cabo de madeira

(3 un.) Foice roçadeira cabo de madeira 120 cm Tramontina

(3 un.) Rastelo cabo madeira 120 cm Tramontina

(2 un.) Lanterna holofote Monster 1500 Lumens

(1 un.) Queimador Pinga Fogo Guarany 5 litros

(4 un.) Cloro Clorin caixa com 60 pastilhas

(2 un.) Botijão térmico 12 litros Invicta azul

(7 un.) Lima com cabo