Projeto Harpia

Por Jéssica Prestes - Fundação Neotrópica do Brasil
27/08/2024 · Noticias

No dia 21 de agosto tivemos a honra de receber em nossa sede a pesquisadora e coordenadora do Projeto Harpia, Tânia Sanaiotti, para falar um pouco sobre a Harpia (Harpia harpyja), conhecida também como gavião-real. O evento reuniu condutores da Associação de Condutores do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, e teve como objetivo difundir o conhecimento da espécie na região, fornecendo informações e reunindo ajuda para a identificação de ninhos ou indivíduos presentes no Parque.

Durante a palestra foram apresentadas características da espécie, como a diferença de tamanho entre macho e fêmea, comportamentos, reprodução e semelhanças entre a Harpia e o Uiraçu (Morphnus guianensis), conhecido também como falsa harpia. Além disso, a pesquisadora exibiu um mapa de registros na Serra da Bodoquena e trabalhos de educação ambiental realizados ao longo dos anos e o livro “Projeto Harpia 20 Anos”.

A participação de condutores é de suma importância para o andamento do projeto na região, pois foram a partir de passeios turísticos dentro e fora do parque que pudemos obter registros da ave. Sendo assim, como forma de incentivar ainda mais a conservação e auxiliar no conhecimento da Harpia, foram sorteados três exemplares do livro citado anteriormente e uma camiseta do Projeto Harpia.