XII Feira Socioambiental de Bonito

Por Jéssica Prestes - Fundação Neotrópica do Brasil
18/06/2024 · Noticias

A Fundação Neotrópica do Brasil (FNB), a convite do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), participou da XII Feira Socioambiental de Bonito nos dias 10, 11 e 12 de Junho. O evento contou com a participação de grandes aliados na conservação do Meio Ambiente, buscando promover o conhecimento a respeito da biodiversidade da nossa região.

No stand foi possível conhecer mais sobre as ações realizadas pela Fundação, como os projetos de recuperação de áreas degradadas e de monitoramento de fauna. A equipe buscou a melhor forma de compartilhar as  informações e experiências para os visitantes de todas as faixas etárias que se interessavam pelos trabalhos, plantando a semente do conhecimento desde as turmas do berçário até o último ano do ensino médio.

A FNB buscou ampliar o conhecimento a respeito da importância de trabalhos com a restauração de áreas degradadas, informando a necessidade da preservação das espécies nativas que ainda se encontram na região, e plantando aquelas com maior escassez. A fim de colocar em prática os ensinamentos, foram distribuídas mudas para aqueles que desejavam começar o plantio em sua própria residência.

Com a utilização de um guia da avifauna do Parque Nacional da Serra da Bodoquena entregue aos participantes, a artista Alice Hellmann presenteou os pequenos com pinturas faciais baseadas nas cores das aves. Além disso, os conhecimentos sobre a fauna local foram apresentados com livros expostos no stand, como o "Projeto Harpia 20 Anos" e “Pantanal: Aves e Cores”, jogos da memória com animais do Cerrado, explicação sobre a utilização da câmera trap nos monitoramentos e um ninho de papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva). Estas atividades envolvem a observação, o toque e a percepção dos visitantes quanto à diversidade de espécies de animais e aves que podem ser observadas na região, tanto no ambiente urbano quanto na área rural, desde que sejam respeitados em seus habitats.

A Fundação Neotrópica do Brasil agradece o convite para participar deste evento com tamanha importância para a conservação e preservação do nosso patrimônio natural. Por fim, um enorme agradecimento a todos que prestigiaram o evento e dispuseram de seu tempo para conversar com a equipe. Para conhecer mais sobre os trabalhos, acompanhe nosso site e redes sociais.