MANUAL DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA DA MATA ATLÂNTICA/MS

O que é?

Elaboração de um Manual e uma Cartilha de Restauração Ecológica para a Mata Atlântica de MS, que considera as peculiaridades locais, a legislação vigente e os procedimentos definidos pelo IMASUL/MS. Dessa forma, oferece suporte aos produtores e prestadores de serviço na elaboração do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, na região de abrangência do Bioma Mata Atlântica no Estado de Mato Grosso do Sul.

Como é  feito?

- Levantamento e sistematização da legislação relacionada à restauração de APP e de RL e dos procedimentos administrativos requeridos pelo Estado de MS para o fornecimento da autorização de intervenção para restauração ecológica de APP e RL;

- Caracterização geral das APP e RL de Angélica e região, com o intuito de descrever as principais condições ambientais encontradas (bióticas e abióticas);

- Sistematização de experiências práticas de restauração ecológica no Município de Angélica e região, bem como referência de outras iniciativas em regiões mais distantes, mas que estejam localizadas na mesma formação florestal.

- Proposição de adaptações e novas tecnologias que possam ser aplicadas às situações iniciais identificadas, assim como técnicas de correção para áreas em processo de restauração, mas que eventualmente apresentem problemas para atingir sucesso na restauração;

- Elaboração de uma lista com as espécies arbustivas/ arbóreas que poderão ser utilizadas em cada uma das situações ambientais identificadas, bem como para as distintas técnicas de restauração a serem empregadas;

- Elaboração de um Manual de Restauração para Angélica e região de abrangência;

- Elaboração de Cartilha sobre Restauração Ecológica de APP e RL degradadas dirigida aos produtores rurais da área de abrangência do estudo; e

- Realização de duas Consultas públicas a serem realizadas com os principais atores locais envolvidos em projetos de restauração (Ministério Público, OEMA, prestadores de serviço, ONGs locais, viveiristas, associação e sindicato de produtores rurais, dentre outros).

O que se pretende?

Padronizar os Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas nas regiões de bioma de Mata Atlântica de MS, apresentados ao IMASUL, tanto em relação à terminologia e redação dos projetos quanto às tecnologias adotadas. Aqueles que consultarem o manual entenderão as principais situações ambientais descritas para a região e identificar as técnicas e espécies adequadas para a restauração ecológica da área.

Patrocinadores e Parceiros:  The Nature Conservancy – TNC, IMASUL e Prefeituras Municipais.

Confira a Cartilha de Apoio à Adequação Ambiental de Propriedades Rurais na Mata Atlântica do Mato Grosso do Sul (clique aqui

Quero mais informações

Quero receber o retorno por: