MONITORAMENTO DE NINHOS GAVIÃO REAL

O que é?

É o mapeamento da ocorrência do gavião real (Harpya Harpyja) e monitoramento de seus ninhos na região da Serra da Bodoquena – MS e, especial, no interior do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. O Gavião-real, espécie “vulnerável” a extinção, é predador topo da cadeia e indicador de ambientes bem conservados.

Como é feito?

Busca ativa e monitoramento dos ninhos: animal focal e armadilhas fotográficas, estimativa da densidade populacional e área de uso dos filhotes, registros das visualizações de indivíduos da espécie e entrevista com moradores locais e proprietários rurais da região,

O que se pretende?

Registrar todos os ninhos dessa espécie existentes na região, coletar dados comportamentais e de cuidado parental, dieta e interações. Paralelamente, também realizar um trabalho de educação para conservação junto as populações locais dos quatro municípios onde o Parque Nacional está inserido.

Patrocinadores e Parceiros: Parque Nacional da Serra da Bodoquena, Fundação Grupo O Boticário de Proteção à Natureza, Município de Bodoquena e Programa de Conservação do Gavião-real (PCGR) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Quero mais informações

Quero receber o retorno por: