CORREDOR DE BIODIVERSIDADE

O que foi?

Grandes unidades de planejamento que têm como principal objetivo compatibilizar a conservação da natureza com um desenvolvimento econômico ambientalmente responsável e mais adequado às características sociais da região. Além disso, nesses espaços, as atividades humanas devem ser desenvolvidas visando manter ou restaurar a ligação entre as áreas naturais, garantindo a sobrevivência do maior número de espécies e o equilíbrio dos ecossistemas em longo prazo.

Como foi feito?

- Incentivando e incrementando a porcentagem de áreas protegidas, por meio da criação de RPPN e outras categorias de unidades de conservação.

- Incentivando a gestão ambiental nos municípios do Corredor e apoiando ações de Educação Ambiental.

- Apoiando o Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e protegendo nascentes na Bacia do Rio Formoso, Bonito-MS.

O que se ganhou?

- Levantamento da riqueza biológica, por meio de Avaliação Ecológica Rápida;

- Elaboração do diagnóstico socioeconômico na região do Corredor.

- Visita a 31 propriedades rurais visando à criação de RPPN´s, demonstração e incentivo à adoção de melhores práticas nas propriedades;

- Incentivo à criação dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e legislações ambientais municipais, além de esclarecimento quanto ao recebimento e utilização dos recursos do ICMS ecológico pelos municípios do Corredor (Bonito, Bodoquena, Jardim, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho);

- Realizadas 37 oficinas visando, à criação, execução e acompanhamento de planos de ação com foco em educação ambiental, nos municípios do corredor, totalizando 692 participantes.

- Realizou-se capacitação de técnicos e educadores ambientais em comunicação, meio ambiente e elaboração de projetos ambientais.

Patrocinadores e Parceiros: Conservação Internacional do Brasil e Prefeituras Municipais.

Quero mais informações

Quero receber o retorno por: