INCLUSÃO VERDE

O que foi?

A realização de um programa de educação ambiental transformadora, visando o estabelecimento de uma nova relação com a natureza, envolvendo dois públicos distintos: crianças do ensino fundamental e jovens do ensino médio em idade de qualificação profissional. 

 

Como foi feito?

− Participam do projeto as crianças do Instituto Família Legal e jovens, de famílias carentes, que estejam estudando ou concluído o ensino médio. 

− As crianças assistem aulas semanais de educação ambiental que abordam a natureza local, a ecologia e a importância da conservação ambiental, utilizando como instrumento de sensibilização a observação de aves.

− Os jovens participam de uma formação para atuarem como “monitores ambientais” em atrativos ecoturísticos da região. O conteúdo é focado em noções sobre meio ambiente, natureza local, estratégias de conservação da natureza e ecoturismo. As aulas são ofertadas em módulos e ministradas por especialistas da área. Após os módulos teóricos, haverá uma etapa de estágio, realizada em parceria com os atrativos turísticos da região.

− Tanto as crianças quanto os jovens participam de oficinas de comunicação para produção de materiais audiovisuais que mostrará as experiências vivenciadas.

 

O que se ganhou?

− Orientar crianças e jovens de baixa renda sobre as questões ambientais através da observação e interação com o meio ambiente.

− Formar jovens profissionais capacitados no segmento do ecoturismo na cidade de Bonito, uma demanda indicada pelo próprio segmento.

− Estimular e criar oportunidade para as crianças e jovens expressarem seus olhares sobre a natureza por meio da produção de vídeos, textos e fotografias.

− Desenvolver uma metodologia eficaz de educação e sensibilização ambiental que possa ser replicada em outros municípios sem muitas dificuldades.

 

Patrocinadores e Parceiros: Instituto Oi Futuro, Instituto Família Legal e ATRATUR Bonito MS.

Quero mais informações

Quero receber o retorno por: