Serviços Ambientais são os serviços prestados pela natureza, através dos ecossistemas, que sustentam a vida no planeta e beneficiam toda a sociedade. Como exemplos, podemos citar a água para recreação e abastecimento público; a geração dos recursos naturais; polinização que produz alimentos; madeira; pescados; proteção contra desastres naturais e outros produtos.
Em Bonito, atualmente, o turismo é a segunda principal atividade econômica e a primeira em geração de empregos para a comunidade local. Esta atividade depende diretamente da conservação da qualidade dos recursos hídricos da região, em especial, daqueles que compõem a bacia do Rio Formoso. Esta bacia hidrográfica também é muito importante para as demais atividades econômicas da região, como a agricultura e a pecuária.
Buscando compatibilizar essas atividades, a Fundação Neotrópica do Brasil, de 2011 a 2013, em parceria com o Fundo Nacional da Biodiversidade (Funbio) e desde então, em parceria com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, realiza o Projeto Oásis Bonito: Produtores de Biodiversidade.
O Projeto Oásis Bonito busca algo inédito no Brasil: unir o segmento do turismo com os produtores rurais, por um bem comum que é a conservação da natureza, através de um mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). A iniciativa pretende garantir a manutenção das belezas naturais e consequentemente beneficiar a economia local.
COMO FUNCIONA?
Os turistas que buscam as águas transparentes e riquezas naturais da região contribuem financeiramente a um fundo de PSA. Essa contribuição irá auxiliar na manutenção e melhoria da qualidade ambiental de áreas naturais privadas.
Os proprietários de áreas com vegetação nativa, nascentes bem conservadas e que adotam boas práticas de uso do solo, recebem essa premiação como reconhecimento das ações de conservação, manutenção e restauração ambiental que realizam em suas propriedades.
O Oásis Bonito: Produtores de Biodiversidade será gerido por um conselho gestor, que envolve diversos segmentos e fontes prestando contas à sociedade.
As propriedades rurais são avaliadas constantemente quanto a gestão dos serviços ambientais prestados, para garantir a efetividade das ações.
Quer saber mais? vejo o link: http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/pt/o-que-fazemos/oasis/pages/default.aspx